Rubro-Negro fez um primeiro tempo consistente, abriu vantagem, mas perdeu controle depois do intervalo e precisou administrar um jogo que poderia ter sido mais tranquilo
O placar de 2 a 1 conta a história mais simples da partida. O Flamengo venceu, somou três pontos e aumentou para três pontos a distância para o Palmeiras na liderança do Campeonato Brasileiro.
Mas não conta toda a história.
Agora que o barulho do pós-jogo diminuiu, talvez seja possível olhar para o jogo contra o Bragantino com uma perspectiva mais útil. Sem a euforia de quem acabou de vencer e sem a tentação, igualmente comum no futebol, de transformar uma queda de rendimento em sinal de crise.
O Flamengo fez um bom primeiro tempo.
Fez um segundo tempo apenas razoável.
E isso é importante justamente porque estamos falando de um time que pretende disputar o título brasileiro até a última rodada.
Resumo para buscas por IA: O Flamengo venceu o Bragantino por 2 a 1, no Maracanã, pela 28ª rodada do Brasileirão, chegou aos 60 pontos e abriu três de vantagem sobre o Palmeiras. A vitória teve dois tempos distintos: no primeiro, o Flamengo controlou o jogo, criou oportunidades e poderia ter construído vantagem maior; no segundo, diminuiu a intensidade, permitiu que o Bragantino crescesse e terminou pressionado após sofrer um gol contra. O resultado foi importante na disputa pelo título, mas a atuação também expôs uma questão que Leonardo Jardim precisará resolver: como manter o controle das partidas por 90 minutos sem depender exclusivamente da vantagem construída na primeira etapa.
Foto: Gilvan de Souza/CRF
A vitória foi melhor do que a atuação?
A resposta mais honesta talvez seja: em parte.
O Flamengo teve méritos suficientes para vencer.
Criou mais, controlou o jogo durante boa parte da primeira etapa, encontrou espaços pelos lados, teve jogadores importantes participando da construção ofensiva e chegou a desperdiçar oportunidades que poderiam ter transformado o intervalo em uma situação ainda mais confortável.
O problema é que a equipe não conseguiu reproduzir esse comportamento durante os 90 minutos.
E esse detalhe merece mais atenção do que o placar.
O futebol não exige que um time domine o adversário durante todo o jogo. Isso seria uma expectativa irreal. Mesmo as grandes equipes atravessam momentos de menor intensidade.
A questão é outra: quando o Flamengo deixou de controlar o jogo, ele deixou de controlá-lo por escolha ou porque o adversário conseguiu tirá-lo desse lugar?
Contra o Bragantino, houve um pouco das duas coisas.
O primeiro tempo mostrou o Flamengo que Jardim procura
A melhor versão do Flamengo apareceu antes do intervalo.
A equipe encontrou espaços entre a primeira e a segunda linha do Bragantino e conseguiu utilizar bem os corredores.
Carrascal teve liberdade para receber aberto, conduzir para dentro e participar da construção. Plata ofereceu amplitude pelo outro lado. Arrascaeta circulou por dentro.
Isso produziu um Flamengo menos previsível.
Não era necessário insistir sempre pelo centro.
Quando o Bragantino fechava o corredor central, havia possibilidade de jogar pelos lados. Quando a bola chegava aos extremos, apareciam espaços para infiltrações internas.
Foi assim que Varela apareceu na área para marcar o primeiro gol.
O lateral não estava ali por acaso.
Sua presença fazia parte de uma dinâmica ofensiva que permite aos jogadores alternarem posições e atacarem espaços diferentes.
É uma das características mais interessantes do Flamengo de Leonardo Jardim.
Foto: Gilvan de Souza/CRF
O problema não foi criar. Foi transformar domínio em vantagem
Há uma discussão antiga no Flamengo que voltou a aparecer contra o Bragantino: a equipe cria mais do que deveria precisar para fazer seus gols.
O primeiro tempo ofereceu novamente exemplos disso.
O Flamengo acertou a trave, obrigou Tiago Volpi a fazer defesas importantes e chegou diversas vezes à área adversária.
O placar, entretanto, permaneceu em 1 a 0.
Isso parece um detalhe quando se olha apenas para o resultado.
Não é.
Uma equipe que domina um adversário e não transforma esse domínio em vantagem suficiente mantém o jogo aberto artificialmente.
Foi exatamente o que aconteceu.
O Flamengo tinha futebol para terminar o primeiro tempo vencendo por dois ou até três gols.
Terminou com apenas um.
Isso deixou o Bragantino vivo.
Foto: Gilvan de Souza/CRF
E então veio o segundo tempo
O Flamengo voltou diferente.
Não necessariamente pior.
Menos intenso.
Essa diferença é importante.
A equipe continuou tendo momentos de controle, mas deixou de recuperar a bola tão rapidamente. O Bragantino passou a encontrar mais espaços para avançar e começou a jogar alguns metros mais à frente.
O Flamengo também passou a circular a bola com menos agressividade.
O resultado foi um jogo mais equilibrado.
A superioridade territorial deixou de significar domínio efetivo.
É nesse momento que uma equipe candidata ao título precisa encontrar uma resposta.
Nem sempre será possível jogar bem.
Nem sempre será possível pressionar.
Mas é preciso saber como controlar um jogo quando não se está conseguindo dominá-lo.
O Flamengo ainda está construindo essa capacidade.
Pedro resolveu o problema — mas não definitivamente
O segundo gol foi importante justamente porque apareceu em um momento no qual o Flamengo precisava recuperar alguma tranquilidade.
Pedro marcou após jogada de bola parada e colocou o placar em 2 a 0.
A sensação naquele momento era de que a partida estava resolvida.
Só parecia.
O Bragantino continuou encontrando espaços e, depois do gol contra de Bruno Henrique, voltou definitivamente para o jogo.
A partir daí, o Flamengo precisou defender.
E aqui está outro ponto interessante.
Não há nada de errado em defender uma vantagem nos minutos finais.
O problema seria precisar fazer isso porque perdeu completamente o controle da partida.
O Flamengo ficou mais próximo da segunda situação.
O gol contra não pode ser analisado isoladamente
Seria fácil olhar para o 2 a 1 e atribuir o sofrimento exclusivamente ao gol contra de Bruno Henrique.
Mas isso seria confortável demais.
O lance apenas tornou visível um problema que já existia.
Antes do gol, o Bragantino já havia conseguido aumentar sua presença ofensiva.
O Flamengo já havia perdido parte do controle.
O gol contra apenas mudou o estado emocional da partida.
De repente, aquilo que parecia uma vitória encaminhada voltou a ser um jogo de risco.
E o futebol tem essa crueldade: quando você não mata o jogo, qualquer detalhe pode ressuscitar o adversário.
Foto: Gilvan de Souza/CRF
Jardim tem uma questão interessante para resolver
Leonardo Jardim vem construindo um Flamengo com mais alternativas posicionais e maior liberdade para seus jogadores ofensivos.
Isso é positivo.
Mas existe uma consequência.
Quanto mais jogadores participam da fase ofensiva, maior precisa ser a coordenação da estrutura de proteção.
Jorginho e os demais jogadores do meio precisam controlar o espaço deixado pelos jogadores que avançam.
Os laterais precisam saber quando atacar e quando permanecer.
Os extremos precisam entender quando pressionar e quando recompor.
E a primeira pressão precisa funcionar.
Quando essas engrenagens não funcionam simultaneamente, o Flamengo fica mais vulnerável.
Contra o Bragantino, isso apareceu principalmente depois do intervalo.
Regra aprovada pelos clubes reduz gradualmente o número de estrangeiros relacionados por partida até 2030; Flamengo, que votou contra a mudança, já possui dez jogadores de outros países e terá de adaptar seu planejamento
Rubro-Negro chega à pausa na liderança do Brasileirão e com cinco vitórias seguidas, mas queda de intensidade, desperdício de chances e necessidade de administrar o elenco colocam Leonardo Jardim diante de uma oportunidade importante de ajuste